O Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense chega a à região como instituição que se dedica ao reconhecimento e desenvolvimento sociocultural de coletivos culturais da base de nossa sociedade. Analizar fatores que interferem na qualidade de vida das famílias e pequenos grupos que zelam por manifestações culturais que nos identificam como povo, é nossa missão. Com isso, nossas ações apontam para o desenvolvimento de políticas públicas transversais às ações culturais que garantam a sobrevida desses coletivos, oportunizando-lhes dignidade e autonomia.
Segue a baixo então algumas ações realizadas nesse nosso primeiro ano de instituição jurídica.
Exposição Fotográfica "Folia de Reis: Louvação ao Menino Jesus na Baixada Fluminense" no saguão da Prefeitura de Mesquita em 16 de julho de 2009, com uma homenagem especial à Dona Mariana, matriarca da folia Sete Estrelas do Rosario de Maria, situada no bairro da Chatuba em Mesquita. Ação que motivou a criação da personalidade jurídica.
Lançamento do Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense no Espaço Cultural Sylvio Monteiro - Nova Iguaçu em 28 de outubro de 2009.
Participação de Cristiano Motta
( Coordenador do Etnodoc)
( Coordenador do Etnodoc)
Parceiro do projeto "Samba da Casa Amarela" que visa preservar o samba de raiz na Baixada Fluminense.
São rodas de samba que ocorrem quinzenalmente e teve, na sua estréia, Tia Surica da Portela.
Exposição Fotográfica "Folia de Reis: Louvação ao Menino Jesus na Baixada Fluminense" no Espaço Cultural Sylvio Monteiro - Nova Iguaçu em 28 de outubro de 2009.
Parceria com o Setor de Diversidade Étnica da Biblioteca Municipal Profº Cial Brito - Nova Iguaçu.
Espaço elaborado para abrigar títulos voltados para a temática.