quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CENTRO DE CULTURA POPULAR DA BAIXADA FLUMINENSE - QUEM SOMOS
















O Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense – CCPBF, que tem sua pessoa jurídica registrada em agosto de 2009, é uma Organização da Sociedade Civil que visa pesquisar, cadastrar, expor, fortalecer, e incentivar todas as manifestações populares e tradicionais, a partir de seu olhar sobre a região da Região da Baixada Fluminense. Assim, começamos a agregar neste grupo profissionais da educação, arte-educadores, produtores, advogados, nutricionistas, assistentes sociais entre outros profissionais, que se identificam com a cultura popular, percebendo-a como uma grande área do conhecimento do qual podemos compreender mais a nossa origem, tradições e história.

Homenagem do CCPBF aos Amigos do Cruzeirinho
durante seu XVI Encontro de folias de Reis 

A partir daí iniciamos estudos que favoreçam a construção de um acervo indumentário, audiovisual, fonográfico e iconográfico das mais diversas manifestações presentes na Baixada Fluminense, para ser possível disponibilizar a população desta região um pouco a sua história e produção cultural, que nos identificam enquanto povo e que desvelam nossas identidades. 
Parceria com a FIOCRUZ - CCPBF integra o
Plano Integrado de Saúde nas Favelas - RJ


A partir da Pandemia da covid-19 ampliamos nosso leque de ações também para questões relacionadas à saúde integral nas favelas e na busca pela segurança alimentar de grupos sociais e populações vulneráveis. Através de nosso acúmulo de 15 anos de atividades na região, nos capacitamos em discussões relacionadas a Letramento Racial, direito a Cidade, História e Patrimônio Cultural, Arte-Educação e serviço social. em 2023 criamos a REDE CHATUBA SOLIDÁRIA - RECHASO, possibilitando a realização de ações integradas, para enfrentamento de questões emergenciais, tais como enchentes, deslisamentos, entre outras questões de risco social. 

Pretendemos, com CCPBF, mostrar um lado da Baixada Fluminense, pouco conhecida e apoiada pelos órgãos públicos, inclusive os da própria região. Temos assim a possibilidade de mostrar uma face da Baixada extremamente rica e importante para a educação e auto-estima desta população. Com isso, estamos dando andamento a uma história que, queremos, seja vitoriosa em seus objetivos e tenha vida longa no esforço de construção de uma Baixada Fluminense antenada com seu povo, com suas tradições.
Ivan Machado, Diretor-Presidente do CCPBF


Um comentário: