segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

FILME EMILIA PÉREZ E A FALTA QUE FAZ UM “NÓS POR NÓS”

Emilia Perez: um filme que divide mesmo as opiniões? (foto:redes sociais)


 Por Ivan Machado

Ao assistir o filme Emilia Pérez, protagonizado pela atriz espanhola e trans, Carla Sofia Gazcón, acreditei piamente que, finalmente, a mais cobiçada academia do cinema mundial estava finalmente colocando o público LGBTQIA+ em seu lugar de direito, oportunizando acesso justo ao talento de uma comunidade vitima de tantos preconceito. Os doze prémios conquistados desde seu lançamento em 2024, me convenceu de que algumas impressões iniciais sobre o filme de Jacques Aldiard, cairiam por terra diante de olhares tão técnicos, como os de experientes profissionais da sétima arte, mundo a fora.

Ledo engano. Ao me debruçar sobre algumas das diversas impressões do universo Transgênero sobre o filme, me dei conta da armadilha na qual eu e tantas outras pessoas Cisgênero como eu caímos, ou mesmo, nos jogamos, ao tentar defender ideias sobre as quais não tempos lugar de fala, mesmo que munidos de uma suposta visão progressista. A final, quem de nós nunca se arvorou no deseja de “dar voz” a esse ou aquele grupo social vulnerabilizado, em detrimento da necessidade de dar-lhes "ouvidos”?

Militante ou "cirandeiro"?

Há situações nas quais de fato grupos vulnerabilizados carecem de amplo apoio social. No entanto, usar de artifícios estéticos para defender causas mais profunda é um equívico que precisamos evitar, sobretudo se não temos uma causa própria ou coletiva, com a qual temos relação ou vínculo direto. A esse aglomerado de militantes sazonais ficou comum chamar de "esquerda cirandeira". Veja o que o site um trecho da reportagem de Paulo Mota e Edilane damasceno sobre o uso do termo:

Em 2016, durante manifestações contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, integrantes do PCO (Partido da Causa Operária) impediram integrantes do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de dançarem uma roda de ciranda, como parte do protesto. A partir daí, virou meme o termo “esquerda cirandeira” que seria utilizado de forma pejorativa para criticar pessoas que seriam de uma  “esquerda Nutella”, mais chegados ao oba-oba, do que à luta, e mais ligadas à elite intelectual do país do que às classes trabalhadoras. 

Abaixo segue duas dicas básicas para que possamos compreender um pouco mais sobre o universo trans, sem os equívocos comuns a quem entende que pode dar uma força à necessária diversidade.

A primeira dica é o documentário de 2020, REVELAÇÃO, que tem 1:47h de duração, disponível na plataforma NETFLIX. “Neste documentário, nomes influentes da arte e do pensamento transgênero analisam o impacto de Hollywood na comunidade trans.

A segunda dica segue abaixo na íntegra, é a coletânea de impressões que o site GLAAD fez sobre o filme, em novembro de 2024, sempre com a escrita de pessoas pertencentes ao universo trans. São abordagens diferentes sobre o mesmo filme, diversificando opiniões. A matéria do site está em inglês. Mas, como é possível traduzir através do navegador, o texto aqui está em português. Segue também link para consulta de outras referências contidas no texto, inclusive o filme que recomendamos acima.

A íntegra da matéria do site Glaad

Agora que “Emilia Pérez” está disponível na Netflix [na europa e EUA], mais pessoas podem criticar esse retrato profundamente retrógrado de uma mulher trans.

Embora o filme tenha recebido ótimas críticas quando estreou em Cannes no início deste ano, nenhuma dessas críticas foi escrita por pessoas trans. Há um desafio contínuo com festivais de cinema de alto nível programando filmes sobre pessoas trans – que são então vistos e avaliados por críticos cisgênero – meses antes de uma pessoa transgênero real poder assistir ao filme. Isso aconteceu em 2018 com o filme “ Girl ”, também adquirido pela Netflix em Cannes.

Enquanto algumas críticas elogiam as performances em “Emilia Pérez” ou os valores de produção do filme, os críticos que estão focados na representação trans do filme contam uma história muito diferente. Reunimos várias dessas críticas abaixo — a maioria delas de críticos transgêneros. Esses críticos entendem como representações inautênticas de pessoas trans são ofensivas e até perigosas.

Se essas análises fizerem você querer aprender mais sobre a história da representação trans no cinema e na televisão, você pode assistir ao documentário inovador “ Disclosure ”, que a Netflix comprou no Sundance em 2020. “Disclosure” é um exame aprofundado da maneira como o cinema e a televisão venderam histórias distorcidas e difamatórias sobre pessoas transgênero por mais de 100 anos. Depois de assistir a “Disclosure”, você verá como “Emilia Pérez” recicla os estereótipos, tropos e clichês trans de um passado não tão distante.

“Emilia Pérez” é um passo para trás na representação trans. A Netflix também está transmitindo o novo documentário “ Will & Harper ”, no qual uma mulher transgênero compartilha sua própria história com suas próprias palavras. Aqui está uma história sobre filmes e programas sobre pessoas trans que receberam uma indicação ao GLAAD Media Award no ano passado. Este é o tipo de representação trans que o mundo precisa agora mais do que nunca.

Por que o Oscar está completamente errado sobre Emilia Pérez (e o que você realmente deveria assistir) 

por BJ Colangelo (SlashFilm)
"Mas considerando as críticas legítimas que foram feitas contra o filme em relação à sua representação trans e à sua representação da cultura mexicana , é extremamente decepcionante perceber quantos eleitores da Academia estão completamente desinformados e claramente votando sob o pretexto de progresso performático do que "Emilia Pérez" simboliza, em vez de deixar que as comunidades representadas no filme assumam a liderança e determinem se esta é ou não uma representação que merece celebração."

“Emilia Pérez ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes e recebeu uma porção de elogios da crítica, mas a esmagadora maioria foi escrita por críticos cisgênero. Quanto mais os críticos trans e queer viam o filme, mais óbvios os problemas se tornavam. GLAAD até chamou o filme de “um retrato profundamente retrógrado de uma mulher trans”, um sentimento que compartilho. Mas aqueles que amam o filme continuam a aclamar como “progresso”, observando que a indicação de Karla Sofia Gascón para Melhor Atriz é uma estreia histórica para atores transgêneros em todos os lugares (apesar do fato de ela ter insinuado que os críticos queer e trans que não gostaram do filme dela eram “estúpidos” ). Mas quem pode ditar a aparência do "progresso": as pessoas cis bem-intencionadas que tentam desesperadamente provar que não são transfóbicas promovendo uma bagunça regressiva, ou a comunidade LGBTQIA+ que tem se manifestado contra isso desde que o agora infame clipe da música "do pênis para a vaginaaaaaaa" começou a circular nas redes sociais?

Como uma mulher trans, é por isso que acho que Emilia Pérez é abaixo da média, hipócrita, um absurdo prejudicial 

por Amelia Hansford (PinkNews)
“O roteiro de Emilia Pérez é tão cisgênero que é quase satírico. Na verdade, é o maior indicador da identidade de gênero de Audiard. Ele poderia muito bem ter a palavra “cis” tatuada na testa. O que é imediatamente frustrante é que Emilia Pérez exala um tipo de confiança que é quase nauseantemente segura de si mesma quando não deveria ser. Por exemplo, juntando aumento de mama e rinoplastia com cirurgia de bumbum, ou tendo Castro fisicamente recuando diante dos efeitos que os hormônios tiveram no corpo de Pérez, ou quando a filha de Emilia diz que ela cheira “como um homem”. É um roteiro tão alienado do processo de transição como mulher trans — e ainda assim deixa escapar falsidades com uma convicção tão ousada e intensa — que você pensaria que o próprio Audiard passou por 500 cirurgias diferentes de afirmação de gênero de uma só vez.”

“Emilia Pérez é principalmente um filme sobre renascer, e tenta usar a ideia de transição para transmitir que, por meio de sua transição, Emilia está tentando se arrepender dos pecados que cometeu em seu tempo como chefe do cartel. O problema com isso é que a transição não é uma decisão moral, e o ato de transição por si só não o absolve de seu eu passado. Não é uma morte, nem um renascimento. Em vez disso, Emilia continua a usar contatos do cartel, manipula sua família para confiar e passar tempo com ela, torna-se fisicamente agressiva perto do final do filme quando a reconexão não dá certo, e até opta por ameaçar sua esposa, interpretada por Selena Gomez, com chantagem financeira. um deles é enquadrado de uma forma que faz algum sentido temático e acaba apresentando Emilia como mais uma personagem trans psicopata para adicionar à pilha.”

Emilia Pérez é ruim, na verdade. Por que a temporada de premiações adora isso? 

por Samantha Allen, James Factora, Fran Tirado (them.us)
Fran Tirado: Também levei três sessões para concluir, e cada uma delas pareceu mais torturante. Mas entrei no filme de boa fé, como sempre faço, aberta e curiosa. Uma líder de cartel finge sua própria morte e faz uma transição médica? Inscreva-me! Sou uma grande fã de drama pelo drama. Adoro Ugly Betty e outras representações "problemáticas" de vilania trans. Estava pronta para encontrar algo de que gostasse — ou, pelo menos, algo que eu odiaria tanto que seria um daqueles filmes tão ruins que é bom. Mas não foi nenhum dos dois. Odeio, odeio, odeio esse filme. Achei que todos nele eram ruins — canto ruim, espanhol ruim, atuação ruim ou presos a uma história ruim e, portanto, ruins por causa disso.

James Factora.: De qualquer forma, acho que Emilia Pérez é sintomática de uma tendência que notei na produção cinematográfica na primeira metade desta década (oh Deus): filmes que são apenas OK ou ativamente ruins, mas vêm vestidos com todas as armadilhas do "prestígio". Eu provavelmente teria adorado Emilia Pérez se tivesse sido realmente um filme B de baixa qualidade (e comprometido em ser isso) em vez de uma produção brilhante que então fica presa em algum lugar entre o camp e a seriedade. Este filme nos pede para suspender tanta descrença (de novo, a coisa toda em que a personagem de Selena Gomez de alguma forma magicamente não percebe ou mesmo suspeita que Emilia é sua esposa de muitos anos?) e então... não nos leva a lugar nenhum. Se você vai inventar um enredo que seja realmente maluco em todos os aspectos, pelo menos se comprometa a fazer o filme em si maluco de uma forma divertida.

FT: Voltando à comparação com a Sra. Doubtfire. Se eu fosse insistir em "representação", é abominável para mim dentro do realismo do filme que Emilia faça o que faz. Ela troca de gênero, recusa a responsabilização por uma vida inteira de mau comportamento e manipula sua esposa e filhos para passarem tempo com ela sob pretextos fraudulentos. Este também é o enredo de Sra. Doubtfire, mas Sra. Doubtfire é um bom filme porque entende o quão absurda a personagem é. Emilia Pérez não sabe o quão absurda ela é. Em vez disso, sua transição é enquadrada como uma absolvição, usada como uma ferramenta para engano e feita para ser a razão de sua redenção e unção de santa no final. É uma ideia de transgeneridade tão completamente da imaginação cis. [ênfase adicionada] Se o filme tivesse percebido, "Não, Emília realmente é a vilã", e ela tivesse continuado com seu mau comportamento, talvez tivesse assassinado mais pessoas, perdido o controle, alimentado seu próprio absurdo — esse é o filme para o qual me inscrevi!

O maior problema de Emilia Pérez é Emilia Pérez 

por Harron Walker (The Cut)
“Não exijo realismo total de todos os filmes que vejo. Posso até apreciar o exagero, intencional ou não, de Emilia acordando de suas 5 milhões de cirurgias simultâneas, seu rosto enfaixado como uma múmia, exceto pelos olhos e lábios. Mas espero que um cineasta tão tomado pelo conceito de transição, alguém que demonstrou um certo nível de sensibilidade consciente em seus esforços anteriores para retratar vidas diferentes da sua, pelo menos demonstre uma compreensão informada de como esse conceito realmente se parece na prática.”

“'A transição de gênero parece fascinar quase todo mundo que não passou por isso'”, escreveu certa vez a autora canadense Casey Plett ao criticar o que ela chamou de 'romances de gênero', ou ficção que utiliza a transgeneridade como uma metáfora para ajudar pessoas cis a aprender algo novo sobre si mesmas. A análise de Plett é muito aplicável à transição de Emilia e ao propósito que ela serve no filme. Para Epifanía, a namorada de Emilia interpretada por Paz, é uma lição sobre se dar permissão para 'ser livre... tão livre quanto o ar'. Para o cirurgião israelense transfóbico de Rita e Emilia, é alimento para um experimento mental. Apesar de concordar em fazer os procedimentos, o cirurgião sugere que, em vez de fazer uma cirurgia plástica, 'ele', ou seja, Emilia, 'melhor mudar de ideia', acrescentando que, embora o cirurgião possa mudar o corpo de Emilia, 'você não pode mudar a alma'. Para isso, Rita argumenta: 'Mudar o corpo muda a alma. Mudar a alma muda a sociedade'. Acho que aí está um pedaço de realismo do Monkey's Paw: duas pessoas cis debatendo a ética da transgeneridade sem nenhuma pessoa trans presente.”

Crítica de Emilia Pérez – um musical que mal quer ser um musical 

por Juan Barquin (Little White Lies)
“Na primeira cena deles juntos, Rita literalmente suspira de desgosto com Emilia (vestida de menino como Manitas) abrindo sua blusa para 'provar' que ela leva a sério a transição. Embora o público, felizmente, não veja os seios pequenos que ela presumivelmente desenvolveu com dois anos de hormônios, a cena de reação sozinha sendo tocada como uma revelação de horror corporal é o suficiente.

As políticas regressivas do filme estão em todos os lugares, não apenas na forma como a transição de Emilia é apresentada (completa com uma cena de "mulher encara sua nova vagina através de um espelho de bolso" que, desconcertantemente, acontece enquanto Emilia ainda está enfaixada da cabeça aos pés após a cirurgia). Toda vez que Emilia "reverte" para seus "velhos hábitos", Gascon abaixa seu registro vocal como se quisesse igualar masculinidade com maldade e feminilidade com bem. Homens podem não ser mais do que adereços, mas o arco narrativo de nenhuma mulher é remotamente bem desenvolvido, Audiard ignorando qualquer tentativa de desenvolvê-los, fazendo-os entregar suas falas sem graça (com a pobre Gomez incapaz de terminar algumas delas em sua língua nativa do filme, espanhol) até que sejam descartadas.”

'Emilia Pérez' é o absurdo cis mais único que você já viu 

por Drew Burnett Gregory (Autostraddle)
"Sejam feitas por nós ou sobre nós, quero mais histórias trans que sejam audaciosas, ambiciosas e novas. O problema com Emilia Pérez é que, embora seja nova em alguns aspectos, é muito, muito cansada em outros.

O filme aborda quase todos os clichês trans que você pode imaginar:

  1. Assassino de mulher trans
  2. Mulher trans trágica
  3. Mulher trans abandona esposa e filhos para fazer transição
  4. Transição tratada como uma morte
  5. Deadnaming e troca de gênero em momentos cruciais
  6. Mulher trans descrita como metade homem/metade mulher”

“Não estou ofendido por nada nessa lista. Não é sobre ofensa ou algo não ser permitido. É que é chato. Não entendo por que um filme que é tão maluco de outras maneiras escolhe minar seus pontos fortes com essa compreensão superficial de seu personagem titular.”

“Essa é toda a experiência do filme. Um assombro maravilhoso é sentido durante um número musical ou quando o filme permite que seu personagem trans aja de maneiras que raramente vemos na tela. E então uma linha de diálogo será dita ou uma escolha narrativa será feita que parece, na melhor das hipóteses, um revirar de olhos e, na pior, um soco no estômago.

Emilia Pérez é um desastre glorioso. Desde "Laurence Anyways", de Xavier Dolan, nenhum filme trans foi tão ousado e tão chato ao mesmo tempo. Mas já faz mais de uma década desde aquele filme e minha paciência está acabando. Certamente, essa compreensão superficial de pessoas trans não pode ainda ser interessante para pessoas cis. Quantas vezes as pessoas cis precisam aprender sobre nós antes que um retrato como esse soe tão falso para elas quanto soa para mim?”

'Emilia Pérez' é o musical divisivo da Netflix sobre um chefe de cartel trans 

com Shar Jossell e Reanna Cruz (NPR)
CRUZ: O filme falhou de várias maneiras, acho que de muitas maneiras também. Achei que estava estereotipando os mexicanos. Achei que estava estereotipando as mulheres trans.

CRUZ: Durante todo o tempo em que assisti, tive uma sensação muito estranha no estômago porque, para mim, parecia que o cineasta estava pintando mulheres trans como mentirosas. Mentirosas e pessoas que não conseguem dizer a verdade e não sabem quem são. E as músicas meio que se inclinam para isso. Onde metade das músicas você tem Emilia cantando 'Quem sou eu?' ou falando sobre 'Eu era um ele e agora sou uma ela.'

JOSSELL: Eu questionei quando estava assistindo isso, temos diversidade suficiente na narrativa para publicar histórias como essa que meio que apenas alimentam a máquina em vez de desafiá-la? E a resposta foi não. Isso não quer dizer que não podemos ter uma representação trans de baixa qualidade, mas eu ainda estou firme: não há representação trans suficiente para abrir espaço para a representação de baixa qualidade. E eu nem estou sendo subjetivo com isso. É uma porcaria. Ele literalmente se inclina para tropos prejudiciais... Eu senti que ele banalizou a experiência trans e realmente reduziu as pessoas trans a esses, tipo, enganadores egoístas. E eu odiei isso.

Plano reverso: Emilia Pérez 

por Caden Mark Gardner (Plano reverso)
“Audiard pode ter tido as melhores intenções, já que ele já trabalhou com artistas trans antes (incluindo Rebecca Root em 'The Sisters Brothers'), mas não há interioridade suficiente dada à sua protagonista trans para fornecer quaisquer riscos emocionais enquanto a personagem serpenteia seu caminho para o martírio inevitável. Raramente há qualquer sensação palpável de ansiedade enquanto Emilia olha por cima do ombro, não apenas para a potencial retribuição do mundo do crime contra ela, mas também para a transfobia sistêmica e o risco de violência associado a ser uma pessoa trans que pode ser exposta contra sua vontade. O mais perto que os espectadores chegam da incapacidade de Emilia de manter as aparências é quando seus filhos estão envolvidos — esses raros momentos são humanizadores, mostrando que em algum nível ela está agindo por algum nível de egoísmo e orgulho.

Talvez eu não consiga, no final das contas, reunir uma reação forte de uma forma ou de outra a Emilia Perez porque fiquei insensível à ideia de papas na língua liberal como um alívio para as realidades terríveis que aguardam pessoas trans como eu nos Estados Unidos. O que realmente me chocou foi ver o vice-presidente eleito se gabar abertamente de sua transfobia em podcasts e mais de US$ 200 milhões em anúncios antitrans sendo despejados na recente eleição dos EUA, na qual mexicanos e pessoas trans se tornaram ameaças existenciais intercambiáveis ​​à ordem social pelos apoiadores de Trump. Não é que eu pensasse que um progresso significativo havia sido feito ou que "o mundo estava pronto para nós", mas testemunhar uma certa tensão de malícia transfóbica que havia sido fomentada por trolls de extrema direita da internet sendo transferidos para o cargo mais alto do mundo é um desenvolvimento surreal, um com o qual a sociedade americana precisa contar. Com seus tropeços narrativos e música sem brilho, Emilia Perez nunca seria um filme que eu pudesse abraçar, mas sua chegada neste momento da história parece uma piada cósmica malfeita.”

Emilia Pérez/Will & Harper 

por Mattie Lucas (cinema trans centenário)
Emilia Pérez foi recebida com críticas arrebatadoras em Cannes, seu estilo musical incomum encantou o público antes de ser escolhido pela Netflix nos Estados Unidos. No entanto, apesar de sua popularidade, pode ser um dos filmes mais profundamente equivocados sobre transgeneridade que já vi... A transição de sua protagonista é vista como dúbia e desonesta, um ato de manipulação por meio do qual ela continua suas tentativas egoístas de controlar aqueles que abandonou. Não apenas sua transição é retratada mais como um disfarce para fugir das autoridades, é um ato de egoísmo contínuo que acaba destruindo não apenas sua própria vida, mas a vida daqueles que ela ama.

Emilia Pérez é um filme regressivo que pensa que é woke. Provavelmente ganhará um Oscar. 

por Kyndall Cunningham (Vox)
Ainda assim, a presença de Emilia Pérez na corrida do Oscar não é exatamente um choque, dado que se encaixa perfeitamente em uma categoria de filmes que o establishment branco de Hollywood adora celebrar: histórias piegas sobre pessoas à margem da sociedade que permitem que os espectadores se sintam socialmente conscientes por meio de seu consumo, sem desafiar nenhum dos estereótipos e mensagens políticas apresentadas neles.

Mesmo com as tentativas superficiais de Audiard de validar a identidade de gênero de Emilia, isso é amplamente interpretado como um disfarce ao longo do filme. Momentos da "máscara" de Emilia deslizando em torno de sua família parecem cenas arrancadas de Tootsie ou Sra. Doubtfire . Quando ela fica brava e violenta com Jessi, sua voz volta a um tom profundo e rouco. Não há muito que separe esse retrato da retórica antitrans prejudicial que sugere que mulheres trans são atrizes enganosas que representam danos às mulheres cis.

Emilia Pérez é um desastre inovador 

de David Opie (Yahoo)
“Mas assim como Green Book e Bohemian Rhapsody foram criados com pessoas brancas e heterossexuais em mente, o mesmo pode ser dito de Emilia Pérez. Exceto que, desta vez, são os espectadores cis que estão sendo apaziguados nessa confusão insensível de um filme que já atraiu críticas de um grande número de jornalistas trans (veja a crítica estelar de Drew Burnett Gregory no Autostraddle , por exemplo).”

“Na superfície de tudo isso, você teria dificuldade em sugerir que Emilia Pérez é chata. Os números musicais, especialmente, são bastante audaciosos às vezes, tanto estrutural quanto formalmente falando. No entanto, é a preocupação do filme com o exterior superficial da própria Emilia que acaba sendo tediosa, jogando com tropos transfóbicos há muito tempo considerados banidos para os reinos do inferno, onde o vestido de Buffalo Bill e a cera de cabelo de Ace Ventura podem ser encontrados.”

“Não para por aí também. Ao longo do filme, Emilia Pérez é infinitamente submetida a misgendering e deadnaming a cada momento, enquanto até mesmo a própria Emilia estranhamente se refere ao seu corpo como “metade ele, metade ela” durante um número romântico com outra mulher.”

“O pior momento, no entanto, pior até do que o destino que eventualmente recai sobre Emilia, é o momento em que nosso protagonista joga sua esposa desavisada em uma cama e a ameaça usando a mesma voz baixa e masculina que ela usou antes da cirurgia. É como se o chamado “mal” em Emilia fosse uma entidade separada, o “homem” que ela foi criada para ser, em vez de ela ser a mesma pessoa passando por uma jornada de transição.”

O thriller policial musical Emilia Perez é um esforço superficial e sem alma 

Por Sarah-Tai Black (The Globe and Mail).
“Em termos da personagem que vemos em Emilia Pérez, a visão de Audiard é, sem dúvida, um retrocesso na representação de mulheres trans no cinema, que historicamente já foi, em uma palavra, abismal.”

“Após se reunir com Jessi e seus filhos sob o disfarce de ser uma prima distante de Manitas (sim, à la filme de Chris Columbus de 1993, Uma Babá Quase Perfeita), Emilia luta para reconciliar o relacionamento passado dela e de Jessi com seu contexto presente irrevogavelmente alterado, “revertendo” à violência e demonstrações manipuladoras de poder quando confrontada com as crescentes pressões de sua realidade atual. Isso seria bom se esses tipos de danos não fossem profundamente codificados como uma “regressão” da parte de Emilia ao seu antigo eu “masculino”; notavelmente, a atriz Gascón abaixa sua voz em vários registros em tais cenas e, mais tarde no filme, tem seus dedos perfeitamente manicurados – anteriormente um componente crucial da sintaxe visual feminina de sua personagem, ao lado de figurinos elegantes e elegantes realizados por Anthony Vaccarello de Yves Saint Laurent – ​​cortados por sequestradores.”

“É um filme superficial e sem alma que não tem fé na inteligência do seu público, desperdiça as habilidades consideráveis ​​das suas atrizes principais e, com a sua política superficial e inerte, é patologicamente audacioso no pior sentido.

Emilia Pérez é um desastre do começo ao fim 

por Douglas Markowitz (Miami New Times)
“É apropriado que Emilia Pérez, o filme musical do diretor francês Jacques Audiard sobre um chefe de cartel transgênero, comece com um sequestro porque, durante toda a sua duração interminável de 132 minutos, eu me senti como se eu fosse o único a ser mantido refém. Não é simplesmente o pior filme do ano; é um insulto cruel, não apenas às pessoas trans, mas a toda a nação do México.”

“Falando nisso, a personagem Emilia também se torna uma questão importante para o filme, o que faz perguntas constantes sobre se ela é genuinamente uma nova mulher. No início do filme, ela convence o obscuro médico israelense (Mark Ivanir) contratado por Rita para completar a cirurgia de que ela sempre escondeu sua verdadeira identidade de gênero como um mecanismo de sobrevivência, mas assim que ela traz sua família para casa, ela começa a questioná-la. Depois de saber do caso de Jessi, Emilia volta ao registro vocal masculino de Manitas para castigá-la e ameaçá-la, como se o homem ainda estivesse dentro dela. Uma música a vê se caracterizar como 'metade dele, metade dela/metade papai, metade tia.'”

“Sou um homem hétero e cisgênero, e não posso afirmar que entendo a experiência trans completamente. (Embora, com certeza, críticos trans como meu colega do New Times, Juan Barquin, também tenham criticado o filme .) Mas nenhuma das pessoas transgênero na minha vida questionaria se elas são ou não o gênero que afirmam ser. No entanto, Emilia constantemente volta atrás em sua identidade escolhida. O filme parece acreditar que seu personagem-título é um homem confuso e pervertido. Ele trafica nos mesmos estereótipos cansados ​​e perigosos que foram atribuídos às pessoas trans por gerações.

O hype do Oscar para Emilia Pérez é desconcertante, e a comunidade trans merece algo melhor 

por Peter Knegt (CBC)
“Muitos estão prevendo que Emilia Pérez receberá uma série de indicações, incluindo uma para Gascón, que se tornaria o primeiro ator abertamente trans de qualquer gênero a ser indicado ao Oscar, o que obviamente seria um grande negócio. Mas precisamos que os órgãos de votação em grande parte (leia-se quase inteiramente) cisgêneros da temporada de premiações tenham cuidado ao abraçar essa narrativa — não por causa de Gascón (que está bem no filme), mas porque Emilia Pérez é um filme confuso, insensível e muitas vezes desconcertante que não parece entender (ou mesmo se importar em entender) seu personagem trans titular. E eu prometo a você que apostar tudo nisso nesta temporada de premiações envelhecerá tão bem quanto Green Book, vencedor de melhor filme.”

Extraido de: https://glaad.org/emilia-perez-is-not-good-trans-representation/

(Atualizado em 15/11/24, 20h10 / Atualizado em 13/12/24 / Atualizado em 05/01/25 / Atualizado em 09/01/25 / Atualizado em 24/01/25)

 

 

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